Select Page

Mineiros das Lágrimas da Terra: Âmbar de Simojovel, Chiapas, México

Mineiros das Lágrimas da Terra: Âmbar de Simojovel, Chiapas, México

Perla Shiomara del Carpio Ovando, Mexico.

Quando se fala em “âmbar mexicano”, geralmente se faz referência ao âmbar do município de Simojovel, Chiapas, que se destaca por suas minas ativas, mineradores, artesãos e artífices que trabalham com essa resina fossilizada de aproximadamente 23 milhões de anos. 

Sua extração é realizada no âmbito da mineração artesanal, o que implica informalidade, tecnologia limitada, trabalho intensivo, poucos ou nenhum protocolo de segurança, falta de proteção médica e legal, invisibilidade fiscal e ausência de registros formais ou oficiais sobre as condições de vida e de trabalho daqueles que a realizam. 

É um trabalho realizado de forma precária e representa vários riscos para os mineiros, para a população das comunidades onde as minas estão localizadas e para o meio ambiente. Para os garimpeiros, os riscos podem ser físicos, químicos, biomecânicos e psicossociais, associados também às condições de trabalho, a outros esforços econômicos para obtenção de renda, à origem étnica (população indígena), ao gênero (mulheres participam) e ao grupo populacional (adolescentes, meninos e meninas que passam pelos escombros). 

É necessário gerar alianças estratégicas para construir ações que incentivem o autocuidado e promovam a prevenção e a assistência médica para aqueles que arriscam suas vidas em Chiapas na esperança de extrair as “lágrimas da terra”. 

Precisamos trabalhar juntos para criar uma política pública que permita a formalização da mineração artesanal de âmbar, o que permitiria a implementação de tecnologia, protegeria o meio ambiente e melhoraria a segurança e as condições de vida e de trabalho das pessoas em Chiapas que se dedicam à busca e à extração dessa cápsula do tempo.

Reference

Del Carpio, P. (2023). Factores psicosociales de riesgo de la minería artesanal del ámbar de Simojovel, Chiapas. Culturales, 11(1), 1-37. https://doi.org/10.22234/recu.20231101.e702

Contact: pdelcarpio@ugto.mx

About The Author

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *