Ecos Ibero-Americanos da Psico-Oncologia
Ester Daniel (Direção e Compilação), Argentina
Opaciente oncológico nos abala e nos surpreende, tanto na ligação de sua vida com a doença quanto em sua possibilidade de trabalho interior e mudanças subjetivas.
Ecos é um convite à convergência com conceitos rigorosos. Também para compartilhar experiências, experiências de prática e reflexões pessoais. O único pivô comum em que os capítulos se baseiam é uma perspectiva humanista, ecossistêmica, relacional e integral. A formação em psico-oncologia refere-se a instâncias formativas que vão muito além da mera conceituação de uma entidade nosológica e de um ser atravessado pela incerteza que a patologia acarreta. Vivenciar os diferentes momentos do processo de adoecimento oncológico reflete dramaticamente uma gama inesgotável de vulnerabilidades que podem ser extrapoladas para outras condições de doença e, portanto, um modelo de trabalho por excelência para aprofundá-las.
A verdadeira razão do nascimento desta compilação é a intenção coletiva de inspirar, perguntar, partilhar diferentes formas de se exercitar, alargar o olhar, sentir a nossa vocação, oferecer o nosso legado.
O percurso dos diferentes capítulos segue o caminho dos afetos, professores, pacientes, colegas, gratidão por estarem próximos.
Módulos:Bases da Psico-oncologia | Processo de adoecimento | Intervenções Psicológicas | Fim da vida útil | Equipamentos de saúde | Experiências que inspiram |
Profissional: María de los A. Minatel, María T. Veit, María D. Hernández, Esther Sánchez, Lizardo G. Hernández, Tania Estapé, Marilyn Toledo, María D. Trill, Regina P. Liberato, Enrique Bazako, Margarita Dubourdieu, Daniela P. Rojas, Juan M. Saldaña, Silvia Blejer, Leticia A. Huertas, Andrea Poc, Ana Marquis, Alicia Taliercio, Andrea Ortiz, Rita Macieira, Jorge Dureaume, Vilma Tripodoro, Ester Daniel
Ecos Iberoamericanos de la Psicooncología Edited by Psicolibro, prólogo de María Die Trill e palavras preliminares de Analía Losada e Mario Bruno.
Contato: esterdaniel@hotmail.com